quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Projeto de Extensão

  Estou participando da terceira edição da ação de extensão Evolução das Instituições de Saúde: Um Olhar Interdisciplinar, na qual são realizadas visitas à alguns hospitais de Porto Alegre e região, conhecemos suas histórias, suas origens, seus funcionamentos, fatos históricos que aconteceram, mudanças ao longos dos anos, etc. Já visitamos o Hospital Psiquiátrico São Pedro e o Sanatório Partenon, foram duas experiências bastante enriquecedoras em informações e curiosidades. Ainda visitaremos, até o final do ano, a Santa Casa e o Hospital Colônia de Itapuã. :)



Visita ao Hospital Psiquiátrico São Pedro.





Visita ao Hospital Sanatório Partenon.

                          Entrada do Hospital São Pedro.

15ª Conferência Nacional De Saúde

  Nas Upps de Promoção II e de Políticas II tivemos o conhecimento das principais Conferências de Saúde, os temas abordados e os resultados que elas trouxeram para as políticas em saúde. Em exemplo é a 8ª Conferência, na qual estava presente, entre outros membros, o médico sanitarista Sérgio Arouca (já havia postado sobre o debate dele na 8ª Conferência),  que foi um dos principais momentos da luta pela universalização da saúde no Brasil. Segundo LUZ (2000: 302) “a intensa movimentação da sociedade civil teve um papel muito importante para a aceitação, na política oficial, das propostas da VIII Conferência Nacional de Saúde, em grande parte consubstanciadas no SUS”. Esse marco representou uma ruptura inédita com a história anterior das políticas sociais brasileiras, ao garantir o acesso à saúde como direito social universal.
  No ano que vem (2015) será realizada a 15ª Conferência Nacional de Saúde, os temas até então abordados para debate são: 1) garantir o direito universal à saúde; 2) as desigualdades sociais e territoriais; 3) ampliar e defender o SUS público, de qualidade e para todos; 4) fortalecer e legitimar a participação social; e 5) ampliar e qualificar a representatividade do controle social.
Maria do Socorro,  presidente do Conselho Nacional de Saúde, apontou os objetivos para o debate para a 15ª que levam em consideração a realização de um balanço da participação social nos 25 anos de conferências, a realização de um levantamento acerca de tendências observadas em relação às conferências nacionais de saúde de 1986, a proposição de princípios e diretrizes anuais e ainda preliminares para a organização da 15ª Conferência Nacional de Saúde. Nesse sentido, ressaltou que “politica de participação social tem muitos méritos, mas peca quando nivela os conselhos, como se fossem apenas consultores”.