quinta-feira, 10 de julho de 2014

Despedindo-se do 1° semestre

  Falta mais ou menos uma semana para o encerramento do 1° semestre e eu posso dizer que, realmente, ele foi uma experiência um tanto quanto enriquecedora em todos os sentidos. Tivemos, além de muito aprendizado sobre a saúde pública e a saúde coletiva, também vivências em cenários que atuaremos futuramente, como sanitaristas, como por exemplo: visitas a emergências de hospitais, palestras sobre educação em saúde, promoção e vigilância e sobre projetos inovadores na área da saúde.
  Para mim, poder olhar para a história da saúde pública, perceber quais foram seus sucessos e fracassos, aprender o que a saúde coletiva busca para a melhoria dessa saúde foram um dos principais aprendizados durante o semestre. A saúde coletiva, assim como eu já havia falado, busca uma ressignificação da saúde pública, com novas diretrizes e olhares diferentes. Entender que o ser humano necessita não somente de remédio ou cirurgia para a cura, mas de um atendimento humanizado, em que todo o seu contexto é levado em consideração, essa é uma questão que eu nunca havia parado para pensar, mas que hoje ela faz todo o sentido e que, com certeza, faz uma imensa diferença (para melhor) no processo saúde-doença.
  Agora, eu aguardo ansiosamente pelo 2° semestre e que ele seja tão enriquecedor quanto o anterior. E viva a saúde coletiva!!!
Imagem da mandala feita pela minha turma. Ela ilustra as diferentes práticas terapêuticas (fizemos uma pesquisa com diferentes pessoas sobre "como se cuidam").

Nenhum comentário:

Postar um comentário